domingo, 31 de dezembro de 2017

Onde mora a felicidade?

Quero falar um pouco sobre o que é felicidade para mim, para você, para o ser humano!

Abaixo compartilho um curta fantástico que precisa ser assistido por todos que estão buscando fugir da corrida dos ratos. Acho muito difícil saírmos totalmente da matrix (talvez os monges budistas consigam), mas é sempre bom refletirmos para não investir tempo e dinheiro em coisas equivocadas e que no fundo geram apenas frustrações.


Vendemos tempo por dinheiro para pagar contas e ainda tentar poupar para ter nossa liberdade financeira, ou mesmo uma independência total. Se pensarmos friamente, os dias de hoje não são muito diferentes da época da escravidão quando as pessoas eram obrigadas a trabalhar e alguns poucos conseguiam uma carta de alforria que lhe dava direito a liberdade. Para mim a IF (independência financeira) é a carta de alforria dos tempos modernos!

Mas isso é apenas um passo… O outro é a forma com que iremos usar e administrar o dinheiro conquistado e quais coisas iremos priorizar. Já experimentou assistir o Discovery Kids? As crianças estão sendo bombardeadas por propagandas de brinquedos a todo momento. Somos conduzidos e manipulados a consumir, consumir e consumir como se isso fosse nos trazer mais felicidade.

Após atingir a IF uma das perguntas mais difíceis que tive que responder: “De quanto terra preciso para ter uma boa vida?”. Se não tivesse me perguntado isso, estaria trabalhando para ter mais dinheiro e que não saberia exatamente para que finalidade usar. Precisei saber o que era suficiente para viver bem e consciente de que não seria comprando um jatinho, uma ferrari ou ter uma mansão com vários empregados. Ter consciência disso me ajudou a valorizar o que conquistei e até onde devo ir.

No dia em que as pessoas trocarem o ‘eu quero’ pelo ‘eu preciso’ elas vão ver. Porque, as vezes, estão atrás do que não precisam.” (esqueci aonde li isso)

Outro vídeo interessante é esse TED Talk com o pesquisador Robert Waldinger que fez um dos mais longos estudos até hoje sobre a felicidade (vídeo legendado):


E por último uma outra pesquisa que diferencia como pessoas com mais alta renda veem a felicidade em relação a pessoas financeiramente menos favorecidas:



5 comentários:

  1. Que bárbaro esse curta IO. Retrata a vida de muitos de nós perfeitamente ! Sua mensagem nao poderia ser mais oportuna. Um 2018 de independência para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AA, muito obrigado! E muito sucesso e saúde para você em 2018!

      Excluir
  2. Um outro video legal também nessa linha é o do Mujica ...
    https://www.youtube.com/watch?v=iunhKnq3YZk

    tem também um documentário bem legal "happy" baseado em estudos e tal ...
    https://vimeo.com/96731078

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa!! Vi que tem esse documentário no Netflix. Obrigado por compartilhar

      Excluir

Onde mora a felicidade?

Quero falar um pouco sobre o que é felicidade para mim, para você, para o ser humano! Abaixo compartilho um curta fantástico que precis...